terça-feira, 28 de abril de 2020

TUNICES - A Tertúlia que COnVIDa TUNA


"Há males que vêm por bem."

Poderia ser o chavão popular usado para caracterizar o novo programa que o PortugalTunas tem promovido desde 27 de Março.
Em tempos de confinamento, devido à pandemia pelo vírus Covid-19, temos assistido a um crescimento exponencial da actividade nas redes sociais, a que as tunas não passaram ao lado. Têm, aliás, redobrado em iniciativas nesse domínio (algumas de grande qualidade), mesmo se o modelo dos vídeos musicais (entre outros) possa já estar a atingir um ponto de saturação.

São muitas e variadas as formas que as tunas encontraram para se reinventarem nesta época, mas é indubitavelmente o "TUNICES" que apresenta uma programação de maior qualidade e utilidade à comunidade. Verdadeiro serviço público tuneril, iniciou por ser diário, sempre às 22h00, estabilizando, após as primeiras tertúlias, em emissões à 2.ª, 4.ª e 6.ª[1].

Espaço onde os assuntos são abordados, de forma leve, bem disposta e em ambiente de verdadeira tertúlia, e que já passaram por muitos temas (dos mais técnicos aos  mais históricos, dos mais anedóticos aos mais sensíveis, dos que pareciam, à partida, pouco ter para espremer e, depois, deram sumo inesperado).
Ricardo Tavares e José Rosado (recentemente entrevistados sobre o programa e percurso de 18 anos do PTunas) emprestam toda a sua competência e saber, como anfitriões, recebendo personagens diversas do panorama tuneril, com quem estabelecem um diálogo que faz esquecer as horas.

O "TUNICES" vai já em 15 emissões.
Tem ainda muito tema por explorar, muitos ângulos para pôr os assuntos em perspectiva, muitos convidados para nos ajudarem a passar bons momentos, como até aqui tem sucedido.

A receita é de sucesso, mesmo se sabemos que grande parte do público alvo se está nas tintas, como sempre esteve (seja para corresponder ao Census Tuna do Ptunas, a participar nos ENT, a ler, a debater...), mais interessado em publicidades efémeras, em likes de ocasião e vaidades de instagram.

O "TUNICES" é uma das poucas iniciativas tunantes da actualidade que merece efectivo destaque, seja pela qualidade do programa em si (e dos seus animadores) seja pelo formato televisivo, via youtube, que permite aprender e reflectir sobre a Tuna, de forma lúdica.
Um programa para quem gosta de Tunas a sério, em todas as suas dimensões e facetas.
Se não estamos perante a descoberta da pólvora, estamos, certamente, perante um dos tiros mais certeiros dos últimos anos.

Não podemos senão parabenizar o PortugalTunas pela iniciativa e aguardar, ansiosamente, pelas próximas emissões, neste que se tornou, para alguns, a sua "novela" (quase) diária.




[1] E como ele alterna a emissão "Quarentunos em quarentena".

Sem comentários: