sexta-feira, 24 de julho de 2015

DEFINIÇÃO DE TUNA (QVID TVNAE)

Sem grandes introitos, apenas salientar que a obra "QVID TVNAE?" (2012) foi muito meticulosa e criteriosa na análise e apresentação da evolução do significado de Tuna/Estudantina, desde as várias teorias sobre a origem do termo, até ao grafado, ao longo dos séculos, nas principais enciclopédias e mais conceituados dicionários ibéricos (generalistas, etimológicos, de musicologia...).

Toda essa análise linguística (semântica e etimológica) rigorosa pode ser encontrada no citado livro (pp.65-84), disponível gratuitamente aqui:
https://drive.google.com/file/d/1HnbZrKgcb7zhwoD9KApuA9UogUvmwLew/view?fbclid=IwAR1q7d6lRQDq5bg6ZfrRnqulW9BvCToWH6K-FRG2njGG4SbezbGaaE_-um4

Daí resultou, ponderando a análise histórica e social em simbiose com o conhecimento empírico dos autores, a seguinte definição que aqui se transcreve:


"Tuna/Estudantina - Tendo surgido inicialmente em Espanha em meados/finais do séc. xix com a designação de estudiantinas, as tunas são agrupamentos musicais tanto de âmbito popular (urbano e rural) como estudantil. São constituídos essencialmente por instrumentos de cordas (cordofones) plectrados, dedilhados e friccionados, acompanhados de acordeão, flautas e percussão ligeira. Nos agrupamentos de cariz estudantil, a pandeireta é ícone histórico indispensável.

As tunas podem apresentar‑se em palco tanto sentadas (em disposição orquestral clássica) como de pé. Interpretam um repertório eclético, do erudito ao popular, acompanhando a execução instrumental com canto (a solo ou em coro), característica mais visível nos agrupamentos estudantis.

As tunas de cariz estudantil, e em especial as do foro universitário, envergam o traje da academia em que se integram ou indumentária própria (usualmente baseado na tradição das tunas do país vizinho e/ou evocativo do património cultural local). São normalmente constituídas por estudantes e antigos estudantes, recebendo a designação de «tunas de veteranos» ou «quarentunas» quando são exclusivamente compostas por estes últimos."[1]








[1] COELHO, Eduardo, SILVA, Jean-Pierre, TAVARES, Ricardo, SOUSA João Paulo - QVID TVNAE? A Tuna estudantil em Portugal - Euedito, 2012, p.84.

Sem comentários: