segunda-feira, 30 de julho de 2007

Uma Aventura Bloguista.

Não podia deixar de, neste espaço, falar de um blog muito singular que elejo como blog de referência para reflexão do fenómeno das tunas. Falo, obviamente do blog

http://asminhasaventurasnatunolandia.blogspot.com/


Um espaço que aborda diversas questões sobre a comunidade tunante, num olhar crítico e pertinente, que reflecte com profundidade a Tuna.
Não apenas de informação (que informa, mas também forma), este blog denuncia, também situações que merecem atenção, na defesa de uma tradição e traços distintivos que devem caracterizar a Tuna enquanto tal, em oposição a simulacros da mesma.
Por detrás deste espaço está o Ricardo Tavares, o bem conhecido “Sabanda” do portugaltunas, um insigne Tuno, um amigo que considero um dos mais creditados Tunólogos da nossa praça, profundo conhecedor do fenómeno tunante .
A par com a sua actividade como tuno (cujo o currículo é riquíssimo e ilustrativo do seu quilate), é um reputado investigador a quem muito deve a Tuna e os tunos, dado que são poucas as referências que temos na nossa comunidade de pessoas que, como ele, dedicam parte do seu tempo a pesquisar, investigar e coligir dados.
O blog em questão tem sido um oásis no deserto de ideias, cultura tunante e académica em Portugal, já que uma grande parte do conhecimento sobre a historia do fenómeno está, actualmente (e infelizmente), em poucos detentores (os poucos que se dedicam a perceber e compreender o contexto da sua prática tunesca), à falta, por enquanto (porque ela irá surgir), de bibliografia recomendada para a nossa lusa realidade .
Vale a pena a leitura assídua e atenta, não apenas por ser um deleite intelectual, mas também pela qualidade da redacção e o que ela veicula.

Sem dúvida um espaço ímpar que merece nota máxima pelas notas!

Sem comentários: