sábado, 7 de janeiro de 2023

20 Anos de PortugalTunas

Uma efeméride de pormaior importância no mundo tuneril, especialmente na comunidade portuguesa. São 20 anos de PortugalTunas!

Nunca um website se afigurou tão destacado e com tamanha importância no mundo das tunas.

O layout do portal, ainda com os separadores do "fórum" e o da "tunosfera", hoje desactivados.

Nestes 20 anos de existência, muitos sites e páginas nasceram e desapareceram, sobretudo espaços de discussão (que estavam na moda em inícios deste século) como o tunos.com, entre outros, e que milhares de utilizadores animavam. E também o PortugalTunas teve o seu fórum, um dos espaços mais concorridos do portal (que tantos, ainda hoje, recordam com simpatia e nostalgia) que propiciou acesos e profícuos debates, promovendo que tunos se conhecessem, trocassem saberes, dúvidas, questões e, até, se lançassem em aventuras investigativas. Um fórum que, passada a moda, foi desaparecendo, sem com isso arrastar o portal para a agonia.

O PortugalTunas sobreviveu a todas essas centenas de páginas de tunas, de fóruns, de portais e portaizinhos efémeros pela sua capacidade de saber acompanhar os tempos e, acima de tudo, porque criava e/ou difundia conteúdos de qualidade, de rigor e de interesse informativo, regidos por critérios editoriais que não abanavam mediante arrufos, comezinhas reivindicações ou pueris caprichos.

Um espaço que primou, sempre, por informar com rigor e seriedade, com base num trabalho honesto, coerente e desinteressado, mesmo se, como é normal, com erros e lapsos pelo caminho, como é natural em quem tem a ousadia de fazer, arriscar e inovar (pois só não erra quem nada faz).


O trabalho do PortugalTunas é difícil de medir, pela quantidade de actividades que promoveu ou a que se associou (isto sem falar de todo o labor que não teve visibilidade, mas foi determinante), fosse colaborando com eventos fosse dando apoio a iniciativas diversas ou através de parcerias com instituições, portais e organizações.
É fácil relembrar a mais recente: a criação do PTV (PortugalTunas TV) e as emissões que ajudaram a passar o tempo de pandemia, que nos acossou durante 2 anos, mas muitas outras houve em que o seu papel foi igualmente determinante, muitas vezes como mero porto de abrigo e facilitador (os ENT, por exemplo).

Foram muitos os que passaram pelas fileiras do PortugalTunas, colaborando em diversificadas funções (de administração, de apoio técnico, de reportagem, de redacção de notícias, de criação de conteúdos, de colaboração diversa...), sempre sob a orientação dos seus dois timoneiros e fundadores: José Rosado e Ricardo Tavares, figuras cimeiras e incontornáveis da própria história tuneril portuguesa.

Foram igualmente uns quantos que, tendo o PortugalTunas em comum, acabaram por ir criando novos espaços e desenhar novas iniciativas que foram complementando a oferta do portal, pelo que directa ou indirectamente ligadas ao mesmo.

O PortugalTunas está directa ou indirectamente associado à criação de novas iniciativas, além das colaborações estabelecidas formalmente e dos eventos que vem apoiando ao longo dos anos.

Hoje, o portal do PTunas já não é aquele espaço diariamente visitado por milhares, porventura nem sequer já tão unanimemente (re)conhecido e estimado como outrora, mas isso em nada diminui o seu papel e importância. O problema não está, pois, no portal em si, mas, infelizmente, está, sim, numa mudança de paradigma onde se reinstalou uma certa apatia e desinteresse que, durante anos, o PortugalTunas tem sabido contrariar como ninguém.

Duas décadas são, só por si, um feito notável de resiliência e perseverança; um exemplo de verticalidade e rigor que resiste a ventos de umbilicais bolhas e achismos, a ventos de desinteresse pelo que fomos, somos e queremos ser como comunidade. 



A comunidade tuneril portuguesa muito deve ao PortugalTunas, aliás aplica-se-lhe perfeitamente a frase de  Winston Churchill: "nunca tantos deveram a tão poucos" e o Além Tunas, obviamente, não podia deixar de se associar a esse penhorado reconhecimento e agradecimento pelo papel e contributo incontornável, e preponderante, que o PortugalTunas teve, e tem, na história recente da Tuna em Portugal. E se temos tido o "Preço Certo", há 20 anos, o PortugalTunas tem sabido dar a Tuna certa, ao longo destas duas décadas.

Parabéns!

1 comentário:

Unknown disse...

Em nome do PortugalTunas agradecer penhorado o texto em cima. Muito Obrigado!