segunda-feira, 10 de maio de 2021

Estudiantina Fígaro em São Petersburgo (Rússia), Abril de 1879

 

Apresentamos uma nova imagem inédita que retrata, ao que tudo indica, a Estudiantina Fígaro, na sua passagem pela Rússia.Os dados de que dispomos, apontam para a Fígaro em Moscovo[1], contudo a legenda da imagem que o periódico apresenta, coloca o grupo em São Petersburgo.

 

Всемирная иллюстрация (Ilustração Mundial),
N.º 536, Tomo XXI , 14 de Abril de 1879  p.317.


A legenda diz o seguinte "São Petersburgo - Estudantes artistas / Artistas espanhóis (Estudiantinas) no Circo Ciniselli".

Nota: a grafia usada na imagem não facilitou o uso das ferramentas de tradução (correspondência de caracteres em cirílico).

Ora o Circo Ciniselli  é um edifício que se encontra em Moscovo[2].


O Circo Ciniselli, em Moscovo, edificado em 1877.

Muito provavelmente, o periódico mencionou a presença da Estudiantina Fígaro em São Petersburgo, mas utilizando um desenho do grupo actuando em Moscovo.

Estranhamente, a imagem apresenta o conhecido grupo sem o característico bicórneo, algo que nos colocou dúvida sobre a identidade, contudo não há qualquer dado de ter havido uma outra estudiantina naquele país ou cidade que não fosse a Fígaro.



[1] Félix O. Martín Sárraga - La Fígaro, estudiantina más viajera del siglo XIX. Tvnae Mvndi, Artigo actualizado de 21-11-2018.

[2] O Circo Ciniselli (Цирк Чинизелли ), actualmente o Circo Bolshói de São Petersburgo, é um edifício projectado por Vasily Kenel (1834 a 1893) que foi inaugurado a 26 de dezembro de 1877, sendo a primeira estrutura do género construída em pedra e tijolo na Rússia. O edifício, que deve o seu nome ao artista de circo italiano Gaetano Ciniselli (1815-1881) - que dirigiu a empresa até 1919, possuía um palco com 13 metros de diâmetro e estábulos para 150 cavalos. Foi o local onde o primeiro Museu de Arte Circense foi aberto, em 1928.

Sem comentários: