quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Livro- X Anos da RaussTuna de Bragança


Foi recentemente publicado uma autobiografia da RaussTuna a propósito dos seus 10 anos de história.



Uma obra que se saúda, pois contribui, também ela, para a memória da comunidade.
Com a designação "A Tuna - Uma Década de Histórias", a obra foi lançada a par com um CD também ele com o mesmo título, contendo 10 temas do grupo.

Esta monografia, da lavra de Bruno Miguel F. Gonçalves, retrata o percurso, histórias e episódios que a  RaussTuna vivenciou desde a sua fundação até aos dias de hoje.


Como se organiza, os seus protagonistas, as suas indiossincrasias, trabalhos discográficos, temas e actuações, são assuntos abordados num livro com pouco mais de 400 páginas em formato A5.

Se alguma crítica pudéssemos apontar é para uma obra excessivamente volumosa (há livros com narrativas tunantes de mais de um século, como a TALE, a TAUC ou próprio Qvid Tvnae) que não têm essa quantidade de páginas), mas ficam narrados, de maneira mais pormenorizada e exaustiva, o que foram estes 10 anos de  rica actividade.
E o livro não desilude, quando toca a narrar essa viagem pela sua década de existência.

Se algo gostaríamos de ter encontrado, era um intróito ao contexto tuneril em que a RaussTuna nasceu, procurando retraçar o meio/panorama tuneril local em que surgiu, e, eventualmente, ter até ido mais longe, tentando, do arquivo/hermeroteca municipal, trazer à liça  alguns dados históricos sobre a tradição tuneril de Bragança (ligada aos liceus e colégios locais e da região[1]), como sucedeu com o livro "10 Anos de Infantuna"[2].

Seja como for, é um livro que enriquece o património bibliográfico da tuna portuguesa e pelo qual está de parabéns a RaussTuna, um jovem tuna com 10 anos, mas já com muito andamento.

NOTA:  Um agradecimento à RaussTuna pelo envio generoso de um exemplar da obra e CD evocativos da efeméride do seu X aniversário.




[1] Em Torre de Moncorvo, em inícios dos séc. XX, há uma estudantina/tuna do Colégio de Santo António. Vd. SOUSA, Fernando - Moncorvo. Da Tradição à Modernidade. Edições Afrontamento. Porto, 2009, p.54.
[2] SOUSA, João Paulo - 10 Anos de Infantuna.  Palimage, 2002.


Sem comentários: