sábado, 3 de outubro de 2020

Estudiantina "La Palladienne" (Foto e artigo em jornal de 1933)

 Apesar dos estudos já publicado na obra "A França das Estudiantinas" (2019), é sempre importante complementar, a partir das pesquisas que se fazem e dos dados que vão aparecendo.

Um olhar sobre esta Estudiantina "La Palladienne" que herda a experiência de um primeiro grupo, formado em 1866, soba  denominação "Estudiantina Toulousaine" e de um outro (também na cidade de Toulouse), criado em 1895, sob a denominação de "Les Gay Troubadours" (os alegres trovadores).

O artigo parece, contudo, enfermar alguns lapsos, pois afirma que os dois grupos se fundem em 1898, dando lugar à sociedade "La Palladienne" (em honra de um templo romano dedicado a Pallas que outrora existira na cidade), para depois dizer que as origens da Estudiantina "La Palladienne" remontam a 1886 (ano em que a Estudiantina Toulousaine está em actividade - assim permanecendo até aos dias de hoje- pelo que não é possível tratar-se do mesmo grupo).

Tendo em conta que não é inédito, em França, a criação de grupos com o mesmo nome (numa mesma localidade ou localidades diferentes), poderá ser o caso, embora este artigo de 1933 torne confusa a questão (e não estando isento de imprecisões).

O que o artigo também traz é uma foto inédita do grupo e alguns dados sobre as suas proezas artísticas com 38 primeiros prémios em diversos concurso de música, uma foto do maestro e o anúncio de que dará concerto retransmitido na rádio.

Os dados até agora conhecidos, colocam a "Estudiantina La Palladienne" em 1903, não havendo dela rasto antes dessa data nos periódicos e documentos investigados.


La  Dépêche, N.º 23744, 21 de Agosto de 1933, p.6.




Sem comentários: