quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Tuna de Viseu de 1895

Uma breve nota bibliográfica sobre a Tuna Académica de Viseu, supostamente fundada em 1895 (sabemos hoje ser bem anterior), a que já se tinham referido João Paulo Sousa na sua obra "10 anos de Infantuna", e Octávio Sérgio, que sobre ela publicou um cliché interessante, e mais recentemente o "QVID TUNAE" (de forma mais aprofundada e completa), para referenciar uma obra que traz alguns pormenores mais sobre a Tuna em questão, com vários excertos da imprensa da época, trazendo à tona, inclusive, dados de 1896, que ainda não tinham sido tratados.
Foi, com efeito, com as idas a banhos da Raínha (que em maio se deslocava sempre às Termas de São Pedro do Sul) que encontramos os primeiros dados sobre aquela agremiação musical académica, que participa em diversos momentos sociais ligadas à recepção da monarca por terras beiraltinas e lafonenses.
A obra em questão:


OLIVEIRA, A., Nazaré - A Raínha D. Amélia em S. Pedro do Sul (Evocação Centenária) - Separata da revista Beira Alta. Editado pela C.M. de São Pedro do Sul, Eden

Sem comentários: