Merecem
uma especial atenção os 15 anos do blogue "As Minhas Aventuras naTunolândia", já que se trata de um espaço de intervenção tuneril único e
singular.
Num
tempo em que já quase não existem blogues de/sobre tunas (trocados por outras
plataformas de divulgação), termos, de forma ininterrupta, 15 anos de "Aventuras"
é, por si só, um feito assinalável.
Mas seria redutor apenas celebrar o somatório de anos em linha, pois o reputado blogue é um repositório de reflexões, análises e críticas de quem conhece o fenómeno tuneril como poucos (ou ninguém), e que, para além do conhecimento e participação empírica, também o estuda e perspectiva, dando ao Ricardo Tavares uma reconhecida e irrefutável propriedade nos assuntos que aborda, e ao leitor uma visão do fenómeno sob um prisma díspar e diferenciador, face a "mais do mesmo" que por aí pulula.
Passar
em revista as muitas e muitas dezenas de artigos publicados é (re)descobrir a
nossa história recente, sob a escrita arguta e assertiva de quem questiona, de
quem promove a reflexão e a necessária auto-regulação que, por vezes, tantos omitem por falta do necessário distanciamento e ponderação.
Mesmo se por vezes é preciso saber ler nas entrelinhas, oferece um manancial de propostas de debate que visam confrontar-nos com o que somos, de onde vimos e como se desenham os caminhos a percorrer, não deixando de centrar os assuntos no essencial, nem de apontar opções que merecem ser consideradas ou (re)pensadas.
É por isso, e muito mais, que congratular o blogue e seu autor é da mais elementar justiça pelo serviço que tem prestado à comunidade tunante.
Num tempo onde poucos se dão ao trabalho de pensar sobre as coisas, haver quem o faça e partilhe é um bem inestimável... a estimar.
Parabéns
e longa vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário