Questionado por um aficionado, sobre a confusão generalizada que pulula na internet sobre a autoria e origem do tema "Tu Gitana", impunha-se um esclarecimento - que achei por bem aqui partilhar também.
O que por aí se diz, à boca cheia, é que o tema tem, como co-autor, os Luar na Lubre - famoso grupo galego de música celta.
Nada mais falso, nada mais erróneo (algo que os próprios nem sequer assumem, ou assumiram - justiça lhes seja feita).
Os Luar na Lubre, neste tema, são apenas intérpretes, nada mais (mesmo se com mais ou menos arranjos introduzidos).
Infelizmente, a ignorância de muito boa gente leva a estes equívocos (já que muitos serão os que apenas conhecem a versão do dito grupo galego).

Em muitos sites se afirma pertencer ao dito Cancioneiro de Vila Viçosa (??!??), obra de que nunca ouvi falar, pois os códices ou cancioneiros medievais que constituem as principais fontes da lírica galaico-portuguesa, e que chegaram até nós, são o Cancioneiro da Ajuda , o Cancioneiro da Vaticana, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, o Cancioneiro das Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Cancioneiro de Elvas e o Cancioneiro de Paris.
A haver referências a um Cancioneiro de Vila Viçosa, trata-se, muito provavelmente , de um cancioneiro popular (como existem tantos), recente (séc. XIX e/ou XX - digo eu), que terá sido a fonte de que se serviu Zeca Afonso, daí a confusão. Assim, se foi a fonte do Zeca, ela não é, ainda assim, a fonte original.
O tema, que é um Vilancio, é de autor desconhecido e redigido em castelhano.
A data precisa do tema é uma incógnita.
Já a melodia, que hoje conhecemos, e que acompanha a letra, é


O Tema é apresentado no disco Galinhas do Mato (1985), o último trabalho editado por Zeca Afonso, que aparece em compilação na edição intitulada As Últimas Gravações1983/1985, lançada em 2007 pela Companhia Nacional de Música, S.A.
O Tema faz parte do repertório do Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu desde 1995, vindo a ser gravado em 1998 (CD "TRovas Soltas"), com harmonia (a 3 vozes) e orquestração de J.Pierre Silva (e parte instrumental da introdução em co-autoria com Pedro Coutinho):
|
Com base nesses arranjos e harmonização, o Chorus CSD de Lisboa passa, também a interpretá-lo, desta feita com arranjo a 4 vozes, conforme se pode "ver" e ouvir (filmagem de 2006):
Espero, assim, que tenham ficado desfeitos alguns equívocos e que, para quem pretende uma informação mais fiável sobre este assunto e, acima de tudo, mais concentrada e ágil, possa ter, este esclarecimento, sido útil .
...