quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A história da Estudiantina Fígaro em periódico do Brasil (1885)

Devo reconhecer que a descoberta do seguinte artigo[1] (dividido por 2 edições), é empolgante.
Com efeito, deverá ser o mais completo, e porventura o único  que, de forma tão detalhada, retrata a história da Estudiantina Fígaro, apresentando não apenas o nome de alguns dos seus elementos (e de um maestro não mencionado nos actuais estudos publicados), mas também enumera as suas digressões e locais por onde passou (e n.º de concertos que deu), entre outras curiosidades.

Possui alguns dados erróneos, como o facto de referir uma suposta ida a Paris, em Maio de 1878 (para a Exposição Mundial), quando, precisamente nesse mês, é anunciada, em diversos periódicos, a sua ida a Lisboa - onde se estreia a 27 de Maio, ficando em Portugal até 31 de Julho.
O que é facto é que a Exposição Universal de Paris se inicia em 01 de Maio (1878), e à qual irá a Fígaro, mas só depois de ter estado em Portugal.
Quem esteve, precisamente, por essa altura (Maio) na Exposição, foi precisamente a Estudiantina del Sr. Más. Ou o jornalista se equivocou e confundiu os dois grupos ou os elementos da "Fígaro" deram a entender que tinham sido eles (aldrabando os factos a seu favor - quiçá por rivalidades ou inimizades com o citado grupo do Sr. Más).

O artigo parece ser recolha de testemunhos de elementos da "Fígaro", mas que ou foram "aldrabados" (aproveitamento da imagem e identidade da Estudiantina Española que esteve no Carnaval de Paris em Fevereiro/Março de 1878) ou mal compreendidos/sequenciados (ou ambos) por parte do jornalista - e isto à distância de 7 anos (pois estamos em 1885), passível, portanto, de imprecisões.

Interessante a referência aos primórdios da "Fígaro", cuja primeira designação, teria sido "La Menos" ("La Estudiantina Menos"), supostamente por oposição (em jogo de palavras) à Estudiantina del Sr, Màs ("La Mas").
Errónea, contudo, a afirmação de que a Estudiantina Española Fígaro só tenha passado a assim chamar-se após passar por Portugal, já que ela é anunciada e noticiada como "Fígaro" nos periódicos portugueses e espanhóis durante os 2 meses que esteve em Portugal.



Gazeta da Tarde (RJ), Anno VI, N.º 161, de 17 de Julho de 1885, p.4


A Federação (Porto Alegre), Anno II, N.º 205, de 11 de Setembro de 1885, p.2

A Federação (Porto Alegre), Anno II, N.º 206, de 12 de Setembro de 1885, p.2





[1] Já incorporado na actualização do artigo dedicado à Estudiantina Fígaro no Brasil (1885).

Sem comentários: