terça-feira, 2 de julho de 2013

Receurdos tunantes de Aveiro

Já lá vão uns anos que deixámos de ouvir falar da "Tunga" e da "Rial", ambas tunas que, no início dos anos 90, surgiram em Aveiro - primeira manifestação tunante no dealbar do "boom".
Lembro-me perfeitamente das mesmas, tendo tido o privilégio de, na época, ter pisado o mesmo palco que a Tunga.
Digo privilégio, pois é uma oportunidade que já não é possível, dado terem, ambas, desaparecido para darem lugar, por fusão das duas colectividades, à actual Tuna Universitária de Aveiro, herdeira da história tunante da academia aveirense.
Como eu, muitos se recordarão destas duas extintas tunas o que não deixa de ser uma experiência única e irrepetível, mesmo que do ponto de vista meramente  histórico.

Encontrei estes videos no youtube que constituem, obviamente, uma peça histórica do nosso passado tunante, especialmente da academia dos "Ovos Moles" (que, desde já, congratulo pelo facto de tão insígne e delicioso produto, ter obtido certificado de protecção europeia, depois de 10 anos de espera).
Ñada encontrei da Rial Tuna de Aveiro, mas seria importante que quem detivesse filmagens as disponibilizasse (fica o pedido).



Sem comentários: