domingo, 21 de julho de 2019

Estudiantina espanhola vai parar à prisão, Madrid 1904


Uma notícia assaz curiosa, sobre uma estudiantina madrilena que, em Fevereiro de 1904, é presa e, depois, metida no cárcere.

Já em Qvid Tvnae, se tinha levantado a questão da politização das estudiantinas/Tunas e do papel que teriam tido nos movimentos republicanos. Parece cada vez mais clara a teoria de que muitas estariam alinhadas com os ideais republicanos e com algum activismo subversivo. 

(Le Stéphanois, 4.º Ano, N.º 8486, de 07 de Fevereiro de 1904, p.2)

Neste caso, o artigo refere que, em Madrid,  uma estudiantina se tinha disposto a fazer uma Serenata, sob a janela do presidente do círculo republicano.
Contra o que seria expectável, pôs-se a tocar "Marselhesa" (hino francês, adoptado em diversos países como uma espécie de  hino republicano).
A polícia deu então ordens para cessar tal "afronta".

A estudiantina em causa, obedecendo, foi tocar o hino dentro de portas, pelo que se gerou a consequente confusão, com a polícia, por um lado, a invadir o local e os republicanos presentes (e a estudiantina), por outro, a entoarem novamente o dito hino.

No final, segundo reza o artigo, o inspector de polícia prendeu o presidente da estudiantina, o presidente do círculo republicano e levou-os para o posto de polícia, seguidos dos manifestantes que entoavam coplas políticas (recentemente proibidas nos teatros).

A polícia prendeu diversos manifestantes, assim como o presidente do círculo da juventude escolar republicana.

Termina o artigo dizendo que os estudantes (da estudiantina) presos foram metidos na cadeia.

Sem comentários: