sábado, 24 de junho de 2017

Tuna do Colégio Arriaga de Lisboa (1907)

Programa da festa escolar no antigo Colégio Arriaga[1], em 1907, onde se pode ler que possuía uma Tuna, a qual se apresenta toando a "Marcha Arriaga", a valsa "Voix de la Brise" (composição de 1889 de Guiseppe Bellenghi), a famoso intermezzo "Cavallaria Rusticana" (de Pietro Mascagni, 1890),  o pasa-calle "El Morenito" (do portuense Eduardo Fonseca, 1893) e a valsa "Vénus" (de H. D. Ramenti ?), encerrando a sua participação novamente com a "Marcha Arriaga".
Apesar de muitas voltas dadas, nada mais conseguimos, à data, apurar dessa tuna escolar, que não o edifício onde funcionou.


(BNP-Lambertini, Vol.3)
(BNP-Lambertini, Vol.3)



Libreto do Colégio, então dirigido por Eugénio Moniz, ca. 1896
Eugénio Moniz, director do Collegio Arriaga.
O Tiro Civil, II Anno, N.º 95, de 24 de Dezembro de 1896, p. 1




Nota histórica sobre o edifício


Nos anos 20 e 30 do séc. passado, o Colégio Arriaga esteve instalado na parte principal do edifício do Palácio dos Condes da Ribeira Grande, sito Rua da Junqueira (Belém), muito frequentado por alunos vindos do Ultramar. Posteriormente, em 1936, também ali se instala, noutra parte do edifício, o "Colégio Novo Portugal", seguindo-se, em 1939-40, o "Liceu D. João de Castro" (foi também o primeiro liceu misto de Lisboa, mais tarde denominado de "Liceu Rainha D. Leonor" - actual escola secundária, situada na freguesia de S. João de Brito), e o "Liceu Rainha D. Amélia" (rebaptizado, em 1974, como "Escola Secundária" e transferida, em 2002, para a Rua Jau, no Alto de Santo Amaro).

Fachada do Colégio Arriaga
In ANTT (http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=1216201)


Segundo os dados consultados[2], o Palacete da Ribeira Grande é um edifício barroco edificado em princípios do séc. XVIII pelo 2.º Marquês de Nisa, Dom Francisco Luiz Balthazar António da Gama (1636-1707), que foi general de cavalaria, governador e capitão-general do Algarve, conselheiro de Estado de Dom Pedro II e de Dom João V. O palacete foi ampliado pelo 8.º Conde e 1.º Marquês da Ribeira Grande, Dom Francisco de Salles Maria José António de Paula Vicente Gonçalves Zarco da Câmara (1819-1872), par do reino e alferes-mor do reino e do castelo de São Brás, em Ponta Delgada. Encontra-se, infelizmente, devoluto há mais de uma década, ainda à espera de classificação pelo IGAP (e para qual estaria prevista a instalação de uma unidade hoteleira de 5 estrelas e um Museu de Arte Contemporânea).

Palácio da Ribeira Grande em 1935 - Rua da Jinqueira 62-78; Travessa Conde da Ribeira
Espólio de Eduardo Portugal, in AML
Fonte: http://lisboadeantigamente.blogspot.pt/2015/10/palacio-ribeira-grande.html







[1] Não tendo sido possível (nem quisemos fazer disso prioridade) aferir a fundação do dito colégio, sabemos que já em 1894 existia, pois, nesse ano, forma uma equipa de futebol. (in http://www.casapia-ac.pt/momentos.pdf [Em linha], consultado a 22 de Junho de 2017.

2 comentários:

Susana disse...

Muito boa tarde, gostei muito de ler o artigo, obrigada.
Interessou-me especialmente o libreto do colégio Arriaga, nessa data instalado no palácio da Junqueira. Ando a pesquisar a ocupação do edifício pelas diferentes escolas e gostava muito de ter acesso a esse libreto e outras possíveis informações do colégio, será que me pode ajudar?
Muito obrigada

J.Pierre Silva disse...

Tal como indicado na legenda das imagens, o livreto faz parte da Colecção Lambertini, que encontra na Biblioteca Nacional (local onde pode consultá-lo).