sábado, 2 de julho de 2016

Tunas, vídeos e Net

VIDEOS DE TUNAS NA NET



Basta uns cliques e podemos aceder a centenas, senão milhares, de vídeos das nossas tunas.
O Youtube é o local preferido para a publicação, daí derivando as partilhas em tudo quanto é rede social.
O que este pequeno apontamento pretende é reflectir sobre a qualidade técnica desses mesmos vídeos.
Com efeito, parece-me, e de há uns largos anos a esta parte (e já uma vez abordei este tema), é que há muito pouco cuidado naquilo que se publica, com vídeos sem qualquer qualidade sonora ou de imagem, quase sempre por deficiente captação (uso de aparelhos que não têm definição mínima para obter-se algo minimamente aceitável) a que assoma, depois, o pouco critério na divulgação de um ficheiro sem a exigível qualidade.
Para quem, como nós, gosta de ver e ouvir tunas (muitas vezes através da net, por manifesta falta do dom da omnipresença), certamente desejaria ver e ouvir sem barulhos de plateia, com imagem e som mais nítidos, próximos, fidedignos..........
Contudo, o que mais pulula na net são filmagens que são o oposto de tudo isso, e acabando, indirectamente, por transmitir uma imagem menos simpática.
E quando o conteúdo é fraco, certamente que não se perde nada (e tambem temos disso aos magotes, infelizmente- e aí é mais grave porque nem critério técnico nem musical), mas é uma pena, quando o que a Tuna interpreta tem qualidade musical.
Há que pensar que o vídeo publicado urbi et orbi se torna cartão de visita de uma Tuna e, demasiadas vezes, perde-se, e muito, quando esse mesmo vídeo não permite apreender e apreciar plenamente o que a tuna filmada está a interpretar.
Não creio ser necessário recorrer a serviços profissionais para filmar actuações, mas quiçá um maior cuidado na escolha quer dos aparelhos (hoje há smartphones ou mesmo câmaras de gama média que permitem obter muito bons resultados) e do próprio local de onde se obtêm as filmagens (fundamental, até mesmo com aparelhos profissionais).
O número de vídeos de baixa qualidade sonora e pictórica, publicados, nomeadamente no youtube, chega a ser assustador e poucos são os que, de facto, apresentam uma qualidade de captação que nos encha as medidas e dignos de servirem para promover e divulgar uma Tuna.
Estando nós na era da tecnologia, parecem muitos vídeos bem mais amadores do que os vídeos caseiros que se faziam há 20 anos atrás, o que é um paradoxo.
E já nem falo no acesso e conhecimento mais generalizado a software e conhecimentos de edição de imagem.
O conselho/pedido é simples (e quem gosta de Tunas agradece, certamente): promovam a vossa tuna com vídeos de qualidade (falo de imagem e som), usando de maior cuidado e critério para que não se desista de ver, passados os primeiros segundos (coisa que me sucede na maioria das vezes que abro um vídeo replicado no meu mural de facebook).

Sem comentários: