domingo, 24 de julho de 2016

Tunas espanholas com prémios monetários, no Carnaval de Lisboa de 1906





É uma notícia assaz curiosa e inédita, esta que o artigo de 1906 ilustra.
Não é de admirar a atribuição de prémios monetários  aos melhores carros alegóricos, mas é verdadeiramente novo para nós que sejam atribuídos prémios à participação de tunas espanholas.
Mais ainda porque se faz distinção monetária de acordo com a proveniência geográfica (2000 pesetas se vierem de Madrid e apenas 500 se forem oriundas de outra localidade).
Por que razão as tunas de Madrid recebem mais do que as restantes? Não sabemos (e o artigo não esclarece, nem a nossa pesquisa conseguiu apurar mais dados).

O artigo refere que o rei do Carnaval chegará com o seu séquito, sendo-lhe então entregue o ceptro da folia (iniciando o seu reinado de alguns dias) para, depois, iniciar o cortejo e, depois, a batalha das flores.
Depois, uma referência a um festival onde participam estudantinas, batalhões (grupos similares), danças........ com atribuição de prémios, por categoria, aos que melhor animarem o desfile carnavalesco, prémios esses que são entregues no dia de Carnaval.

No dia de Carnaval há novo cortejo, também com atribuição de prémios, desta vez contemplando a participação de tunas espanholas.


Diário Illustrado, 36.º Anno, N,º 11840, de 20 de Fevereiro de 1906, p.2




É a primeira referência que encontro a prémios atribuídos a Tunas, naquele que será, possivelmente, a mais antiga, e primeira, referência à entrega de um troféu para o Melhor Pasa Calles.

Pormenor do artigo acima, referente aos prémios a atribuir às tunas provenientes de Espanha,
no qual também podemos ver um erro ortográfico no nome da capital espanhola.

Sem comentários: